Retenção de placenta

A eficiência reprodutiva é o fator que, isoladamente, mais afeta a produtividade do rebanho. Ainda há muitos obstáculos para otimizá-la, ocorrendo perdas reprodutivas desde a concepção até o parto, destacando-se aquelas decorrentes das enfermidades infecciosas no pós-parto (BERGAMASCHI, 2010). As infecções uterinas têm grande influência nos baixos índices reprodutivos, sendo os partos distócicos e a retenção de placenta os principais causadores dessas infecções. (MATES, MIMBWI 1978).

A retenção de placenta é uma enfermidade caracterizada por uma falha do mecanismo de separação das estruturas que fixam a placenta ao útero da vaca (placentoma). É considerado retenção apenas quando a placenta demorar mais de 12 horas pós-parto para ser eliminada.

O manejo nutricional no peri-parto é muito importante para a prevenção dessa enfermidade, é comprovado que níveis adequados de macro e micro minerais, Vitamina E e Selênio, reduzem a incidência de retenção. Adicionalmente a redução do estresse é desejada, estudos mostram que o aumento de estresse nessa fase esta correlacionado positivamente com o aumento das doenças no pós-parto, inclusive retenção de placenta (WILTBANK., 2006).

 

Indicamos aplicações de 5 mL de Lactocina, por via intramuscular, associado a 500 mL de Turbo Cálcio, intravenoso, entre 12 a 24 horas após o parto, para estimular e dar força as contrações uterinas com consequente expulsão da placenta. Devido a contaminação uterina também é recomentado o uso de antimicrobiano sistêmico de amplo espectro e alta eficácia, nesse caso recomendamos o uso Diclotril durante 3 dias seguidos, na dose de 1 mL para cada 40kg de peso corporal, por via intramuscular.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Diclotril ????-

Autor: Eduardo Henrique de Castro Rezende – Médico Veterinário – J.A Saúde Animal.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

BERGAMASCHI, M. A. M.; MACHADO, R.; BARBOSA, R. T. Eficiência reprodutiva das vacas leiteiras. Circular técnica. EMBRAPA – CPPSE. 2010.

MATES, N. & MIMBWL, S. Recherches sur l’étiopathogénie et le traitement des endométrites chez les vaches dans i&sous-région de Lubumbashi. Rev. Eiev. Med. Vet. Pays Trop., 31(3):287-92, 1978.

Wiltbank MC. Prevenção e tratamento da retenção de placenta. In: Novos enfoques na produção e reprodução de bovinos, 10, 2006, Uberlândia, Anais… Uberlândia, UFU, 2006. p.61-70.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *